Perfil

O Lula em Aracaju... Mas no Rio, Aracaju é o Lula. Dá pra entender? É o seguinte, o Lula é um carioca de Aracaju, o que é bom pros dois. Que dois? O Lula e Aracaju? Pode até ser, mas eu queria dizer para Aracaju e para o Rio. É verdade que tem um fator natural nessa mistura. Bom, já que estou dizendo tudo de duas vezes, faço isso de novo.

A naturalidade adotiva do Lula pode ter uma parcela natural muito maior do que se pensa. Embora nenhum etnólogo, e nenhum antropólogo, que eu saiba, tenha tratado disso, o nordestino do litoral tem um espírito carioca. Uns mais, outros menos, todos têm. É um jeitão que deve vir da proximidade do mar, por aí. Quem sabe, a maresia.

Mas o Lula dá uma carregada nisso, é sangue bom, de bem com a vida, poeta, entra com cuidado em bola dividida, e tem um coração enorme.

Tanto que cabem nele Aracaju e o Rio, sem conflito. No coração do Lula, as duas cidades são do mesmo tamanho, e se você não olhar bem vai achar que está vendo o Corcovado no bairro de Santo Antônio, ou em Cirurgia. Por isso, ele assina com essas duas sílabas, lu-la, pra dizer que é de duas cidades. Até aí é difícil separar, de onde é lu, de onde é lá? Pra facilitar, o lu podia ser de onde ele está, e o lá, de lá: de Sergipe, quando ele está no Rio, e do Rio, quando ele está em Sergipe. Mas não é nada disso, é Lula inteiro em todo lugar.

Enfim, o Lula juntou, numa cidade só, o Rio e Aracaju. Eu não devia, mas acabei revelando o segredo dele: por causa da influência dessa cidade mixta e mágica que leva no peito, e que fica ao mesmo tempo no nordeste e no leste do Brasil, é que o Lula compõe e canta canções belíssimas.

São músicas inspiradas de cabo a rabo, de norte a sul.

E nem preciso muito para provar que partindo dessas duas latitudes, Lula é um perfeito artista do Brasil. Basta mostrar que rima, pra ninguém duvidar: Lula Ribeiro, um artista brasileiro. Dom Pedro V (Herdeiro do trono do Brasil e republicano, defende a cultura como a melhor solução.)